Lendas de EXÚ
Exú e Sua Presença Universal: A Comunicação Além das Fronteiras
Exu é o senhor dos caminhos qualidade que divide com o irmão Ogum. Exu está em todos os locais fala todas as línguas é a própria comunicação.
Exu transita além dos limites monótonos da Bondade da maldade sendo um orixá profundamente identificado com o caráter humano guardião das casas das vilas da cidade de pessoas é um orixá que se relaciona com todos os outros Orixás e ancestrais, não tem nada a ver com demônio judaico Cristão pois ele é a própria alegria da vida Exu é identificado por um objeto fálico feito de madeira um bastão com características humanas representando anatomicamente o órgão sexual masculino.
É Travesso e malicioso brincalhão sendo capaz de um só tempo ser bom e mal dependendo ele é guerreiro e profundamente erótico e Alegre.
Exu é total intimidade com devoto simpatizante por isso chamado de compadre seu dia é segunda-feira que divide com ogum Omolú e os ancestrais
Sua comida é a farofa de dendê com muita bebida em especial aguardente também come acarajé e a acaça com azeite de dendê, adora fumo charque e faz qualquer coisa para obter essa delícia.
Sua cor de roupa é o vermelho e preto seus colares são feitos de pontas vermelhas intermediadas com contas pretas gosta de cabaças e Búzios seu animal é o bode mas gosta do gato na natureza é cultuado nos caminhos de terra em especial nas Encruzilhadas porque significa que todos os caminhos têm vários lados, inteligência da comunicação, dos amantes da vida, da boa mesa, sexo cores e odores, seus filhos são divertidos, atentos, rápidos, cruéis, bem humorados, oportunistas, astutos, destemidos e generosos.
Sua saudação é laroiê!