Parte 1: Conheça a história de Jagun, o orixá guerreiro que nasceu no Ekiti Efon. Saiba como ele liderou os exércitos de Osogiyan, o rei de Elegibô, contra os guerreiros de Ifé, que eram comandados por Ogun.
Presencie essa batalha épica quando ele enfrentou o poderoso Ogun em um duelo mortal.
Então assista a este vídeo e descubra a história de Jagun, o orixá que lutou com Ogun e se tornou o guerreiro de todas as armas.
Sou Jagun, o orixá guerreiro que nasceu no Ekiti Efon. Tenho o domínio das armas e da caça, e sou um dos funfuns, os orixás do branco. Vou contar como fui nomeado pelo grande Oxalá como o guerreiro de todas as armas.
Certa vez, houve uma guerra entre as terras de Ifé e Elegibô. Eu era o líder dos exércitos de Osogiyan, o rei de Elegibô. Lutei bravamente contra os guerreiros de Ifé, que eram comandados por Ogun. Usei a minha lança de ferro (okó) para perfurar os inimigos, e também o meu arco e flecha (ofá) para atirar à distância. Nenhum guerreiro podia me enfrentar.
A guerra durou muitos dias e noites, até que chegou o momento decisivo. Eu e Ogun nos encontramos frente a frente no campo de batalha. Ele estava armado com a sua espada (adá) e o seu escudo (opan). Ele me desafiou para um duelo, dizendo que só um de nós sairia vivo dali.
Aceitei o desafio, pois não tinha medo dele. Começamos a lutar com as nossas armas, trocando golpes e defesas. A luta era equilibrada, pois ambos éramos mestres na arte da guerra. Nenhum conseguia ferir o outro.
Ficamos assim por muito tempo, até que as nossas armas se quebraram com o impacto. Ficamos então sem armas, apenas com as nossas mãos. Continuamos a lutar com socos e chutes, tentando derrubar o adversário. A luta ficou mais violenta e sangrenta, mas ainda assim ninguém se rendia.